Barroco
É o nome dado a um estilo artístico, com origem em Itália no sec. XVI, a partir dai expandiu-se para o resto da Europa, clonias e consequentemente englobou todo o mundo. Este estilo foi principalmente utilizado pela igreja de forma a atrair fieis impressionando-os, e levando-os a aceitar a directrizes da organização católica. Em Portugal a arte Barroca atingiu o seu auge no sec. XVIII, na época em que chegavam grandes quantias de ouro de clonicas a Portugal para embelezar as igrejas.
“A última ceia” de Leonardo Da Vinci
Música erudita do período do barroco:
António Vivaldi [1678-1741]
Johann Sebastian Bach [1685-1750]
“A última ceia” de Leonardo Da Vinci
Música erudita do período do barroco:
António Vivaldi [1678-1741]
Johann Sebastian Bach [1685-1750]
Romantismo:
O Romantismo foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha, como reacção ao culto da razão do Iluminismo, um pouco mais tarde em França, nos países do sul e na Escandinávia espalhando-se depois por toda a Europa e Estados Unidos da América. É um estado da sensibilidade europeia entre finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX. O seu nome deriva de "romance" (história de aventuras medievais), que tiveram uma grande divulgação no final de setecentos, respondendo ao crescente interesse pelo passado gótico e à nostalgia da Idade Média.
Realismo:
O Realismo preocupa-se com a verdade dos factos, a realidade concreta, a explicação lógica dos comportamentos. Procura ver a realidade de forma objectiva e surge como reacção ao idealismo e ao subjectivismo emocional românticos. Como movimento da arte e da literatura, procura representar o mundo exterior de uma forma fidedigna, sem interferência de reflexões intelectuais nem preconceitos, e voltada para a análise das condições políticas, económicas e sociais.
Caracteristicas do realismo:
Caracteristicas do realismo:
- Veracidade: despreza a imaginação romântica.
- Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
- Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
- Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
- Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
- Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
- Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
- Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.